quinta-feira, 2 de junho de 2011

Denúncia de maus tratos a idoso é acompanhada pelo Ministério Público



Uma denúncia de supostos maus tratos a um idoso no bairro Bivar Olinto, em Patos, fez com que o Ministério Público acionasse o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), CREAS e CAPS II, para juntos realizarem uma visita ao local, na manhã desta quinta-feira, dia 02 de junho.
De acordo com a denúncia feita por um vizinho que não quis se identificar, o idoso que sofre de transtornos psíquicos estaria vivendo em condições subumanas junto a sua esposa, filho, nora, e netos.




A promotora de justiça da Comarca de Patos, Edivane Saraiva, acompanhada dos demais membros do CMDPI, CREAS e CAPS II, se dirigiu até a casa da suposta denúncia, e lá chegando, encontrou a vítima no quintal da residência, amarrada em uma cadeira de balanço já em precárias condições de uso.
Quando interrogada pela promotora de justiça quanto à situação do idoso, a esposa do mesmo alegou que ele sofre de transtornos mentais, provavelmente por conseqüência da ingestão de bebida alcoólica durante vários anos, e que estaria acorrentado para não fugir de casa.
Profissionais do CAPS II chegaram a conclusão que o idoso deveria ser encaminhado para tratamento no CAPS AD, já que o quadro mental indicava fortes indícios de problemas com bebida alcoólica. Ainda segundo os profissionais do CAPS II, os familiares do idoso devem ser submetidos a um tratamento de orientação a respeito de como podem cuidar e acompanhar melhor o tratamento feiAcorrentadoto no CAPS AD.
Para Francisca Vasconcelos, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), “a visita trouxe um saldo positivo, já que conseguimos ter um bom resultado, e outros casos semelhantes serão combatidos da mesma forma”, disse.  
A promotora Edivane Saraiva alertou os familiares do idoso para que seja feito o acompanhamento correto do tratamento a que o mesmo será submetido, e ainda que a situação de cárcere privado não volte a acontecer, caso contrário serão responsabilizados judicialmente.

Hélio Barbosa - Patosonline.com

 atendimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquise na web